GT Estudos de Cultura Pop e Comunicação é aprovado para Intercom Nordeste
- GruPop
- 31 de mar.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 19 minutos

O Grupo de Pesquisa em Comunicação, Música e Cultura Pop (GruPop), em parceria com o Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório da Comunicação e Culturas Contemporâneas (GOCC/UESC), anuncia a aprovação do Grupo de Trabalho (GT) Estudos de Cultura Pop e Comunicação no 25º Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (Intercom). O evento será realizado de 24 a 26 de junho de 2025, na UFC – Universidade Federal do Ceará, em Fortaleza/CE.
Desde 2024 as edições regionais do Intercom mudaram a dinâmica de recebimento de trabalhos de pesquisa, que agora são unificadas nos Grupos de Trabalho (GTs). Os GTs funcionam como espaços formativos de apresentação de trabalhos compartilhados por pesquisadores de todas as etapas acadêmicas (da graduação ao doutorado) e podem ser coordenados anualmente por até duas pessoas (contanto que sejam doutoras, doutorandas, mestras ou mestrandas).
É visando aderir a esse formato, que busca mais rotatividade entre os temas debatidos e maior circulação de pesquisadores, que articulamos a proposta do GT Estudos de Cultura Pop e Comunicação para o Intercom Nordeste 2025. Coordenado pelo Professor Rodrigo Bomfim (GOCC/UESC) e pelo doutorando Eduardo Rodrigues (GruPop/UFPE), o GT objetiva ampliar as discussões comunicacionais em torno dos estudos de Cultura Pop.
Estamos bastante animados e convidamos pesquisadores e pesquisadoras interessados a submeterem seus trabalhos.
- Submissão de trabalhos aberta até o dia 05 de maio de 2025;
- Acesse o site do Intercom para se inscrever e submeter sua proposta: https://portalintercom.org.br/congressos-regionais/congressos-regionais-2025/#
Confira abaixo a ementa do GT:
O objetivo do Grupo de Trabalho é discutir a Cultura Pop no seu âmbito comunicacional, isto é, os atravessamentos midiáticos da sua produção, circulação e recepção. Os estudos de Cultura Pop se configuram em um importante campo de atualização para as teorias e epistemologias da Comunicação, na medida em que visam compreender a intensificação de processos anunciados pelos clássicos autores da Escola de Frankfurt, sobretudo a partir do debate em torno da noção de Indústria Cultural, em contraste com abordagens oriundas dos Estudos Culturais, notadamente a partir das dimensões de classe social, raça, gênero e território, bem como os olhares epistêmicos da América Latina. Em uma perspectiva interdisciplinar, o GT busca refletir sobre como a Cultura Pop se articula com dinâmicas identitárias, afetivas, mercadológicas e de consumo, explorando diversos temas, como: apropriações e ressignificações culturais, a centralidade das juventudes enquanto categoria fruidora do Pop, cultura digital, fandoms, práticas de engajamento e mobilização, audiovisualidades, estética mainstream, processos de celebrização e os agenciamentos das culturas urbanas. O espaço é aberto a pesquisas teóricas e empíricas que investiguem fenômenos pop em suas múltiplas plataformas e formatos, considerando abordagens comunicacionais na música, cinema, televisão, narrativas seriadas, games, literatura, internet, entre outros. Palavras-chave: Comunicação; Consumo; Cultura Pop; Entretenimento; Indústria Cultural.
Comments