Simpósio sobre Música Pop na América Latina tem chamada aberta para evento no México
- GruPop

- 4 de nov.
- 2 min de leitura

Os estudos sobre música pop envolvem reconhecer a centralidade dos meios de comunicação, das redes e plataformas digitais além das indústrias culturais nos processos de produção, circulação e consumo musical. Diante dos desafios contemporâneos em função de fluxos que atravessam diversos formatos e suportes, o Simpósio Música Pop nas Indústrias do Entretenimento na América Latina Contemporânea acolhe investigações acolhe estudos que atuem na interface entre música pop e indústrias do entretenimento na América Latina na construção de novos instrumentos de análise e na renovação dos arcabouços teórico-metodológico para lidar com fenômenos musicais midiáticos.
O envio de propostas em forma de resumo expandido acontece até 15 de dezembro. O Simpósio Música Pop nas Indústrias do Entretenimento na América Latina Contemporânea acontece no XVII Congresso da IASPM-América Latina, de 28 de setembro a 2 de outubro de 2026 em San Cristóbal de Las Casas, Chiapas, México e é coordenado por Thiago Soares (Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Brasil), Mercedes Liska (CONICET- Universidad de Buenos Aires, Argentina) e Adriana Amaral (Universidade Federal Fluminense - UFF, Brasil).
A perspectiva é mapear as tensões e articulações entre produtos musicais e audiovisuais, rotulações, gêneros e formatos, formas de expressão e recepção, estilos e tendências que se fazem presentes no universo da música pop e do entretenimento. Propõe-se debater como as indústrias do entretenimento consagram modelos de consumo da audibilidade bem como da portabilidade para consumo da experiência sonora, sobretudo em plataformas digitais.
Um dos eixos fundamentais deste simpósio é o debate sobre os sistemas de celebridade (“star systems”) e seus impactos na formação de gostos, valores e afetos em torno de artistas musicais, além de refletir sobre os diálogos entre artistas musicais e culturas de fãs, observando como essas dinâmicas produzem circuitos simbólicos de troca, influência e afeto.
Apenas será aceita uma proposta de apresentação por pessoa (apresentação individual) ou equipe de pessoas (apresentação coletiva). As propostas devem ser registadas através do formulário disponível em: https://forms.gle/zLbaDeocqUru8F8X7.
As propostas de apresentação devem cumprir o seguinte:
> Incluir o nome completo dos autores, a sua filiação institucional (ou indicar se é investigador ou investigadora independente), o e-mail de cada autor ou autora e uma pequena biografia de no máximo 50 palavras para cada autor/a.
> Apresentar um tema de discussão claro, incluindo as principais questões de investigação a serem abordadas, as principais hipóteses e argumentos a serem apresentados.
> As propostas não devem exceder 500 palavras (incluindo resumo e palavras-chave). Este limite não inclui a bibliografia, que deve conter cerca de 10 referências de autores e obras que se pretende citar no texto da apresentação. O título, o resumo e as palavras-chave devem estar em espanhol e em português. Para ler as normas editoriais da IASPM-AL, clique aqui.
> As propostas devem ser elaboradas considerando que o tempo máximo de exposição no painel será de 20 minutos para cada apresentação.
> O congresso é presencial e, portanto, só serão aceitas propostas com a presença física dos seus autores.
O prazo para envio de propostas de comunicações termina em 15 de dezembro e os resultados serão publicados a 8 de fevereiro de 2026 no site www.iaspmal.com.



Comentários